O vulcão Kanlaon entrou em erupção na ilha de Negros, no centro das Filipinas, lançando cinzas a cerca de 4.500 metros de altura e atingindo cidades próximas, anunciaram as autoridades.
A erupção, “moderadamente explosiva”, teve lugar às 02h55 locais (19h55 de segunda-feira em Lisboa), durou cerca de cinco minutos e produziu uma nuvem de fumo “volumosa e acinzentada” 4,5 quilómetros acima da abertura do vulcão, informou o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs).
“Camadas finas de cinzas” atingiram várias cidades da região de Negros Ocidental, incluindo La Carlota, Bago, Mansalanao e La Castellana, e correntes de rochas incandescentes desceram as encostas do vulcão, que também expeliu fragmentos balísticos que incendiaram a vegetação.
Após a erupção, as autoridades declararam o nível de emergência 3 (o terceiro mais elevado numa escala com cinco níveis), que indica que o Kanlaon ainda se encontra num estado de agitação magmática, com a probabilidade de breves erupções.
O Phivolcs recomendou a evacuação das comunidades num raio de seis quilómetros da cratera. “As comunidades que se deparam com a queda de cinzas devem tomar todas as precauções necessárias e usar máscaras de proteção ou panos molhados para evitar a inalação de cinzas”, advertiu o instituto.
No final de 2024, as autoridades filipinas evacuaram 87 mil pessoas que viviam perto do vulcão Kanlaon, também na sequência de uma erupção.
LOOK: IP camera footage of the -03:00 AM, 13 May 2025 explosive eruption at Kanlaon Volcano captured by the Upper Pantao Observation Station (VKUP) in Canlaon City shows multiple pulses of explosive activity that generated incandescent columns that collapsed to form pyroclastic… pic.twitter.com/3zm8iN487Z
— PHIVOLCS-DOST (@phivolcs_dost) May 13, 2025
Já segue a Desconcertante no Instagram?






