Várias pessoas morreram e várias casas, carros e árvores ficaram destruídos na sequência da passagem de um forte tornado em Greenfield, Iowa, Estados Unidos.
O hospital de Greenfield foi um dos edifícios danificados na cidade, o que fez com que pelo menos uma dúzia de pessoas tivessem de ser levadas para outras instalações, revelou o sargento Alex Dinkla, da Patrulha do Estado do Iowa, citado pela Associated Press.
“Infelizmente, podemos confirmar que houve vítimas mortais”, destacou Dinkla numa conferência de imprensa na terça-feira à noite, sem especificar quantas. “Ainda estamos a contar neste momento”, acrescentou.
O Sistema de Saúde do Condado de Adair revelou, numa publicação na rede social Facebook, na noite de terça-feira, que tinha sido montado um centro de triagem na escola secundária de Greenfield e que as pessoas que precisem de cuidados médicos devem deslocar-se até lá.
O tornado destruiu grande parte de Greenfield, que se situa a cerca de 90 quilómetros. No rescaldo da tempestade, montes de madeira partida, ramos, peças de automóveis e outros detritos cobriram os terrenos onde existiam casas. Algumas árvores que ainda estavam de pé ficaram sem parte dos seus ramos e folhas.
Além disso, depois de devastar a cidade de 2.000 habitantes, a tempestade deslocou-se para leste e atingiu partes de Illinois e de Wisconsin, deixando mais de 130.000 pessoas sem energia.
NEW Team Dominator ground and drone intercept of multiple vortex #tornado shredding wind turbines SW of Greenfield, Iowa. FULL video – https://t.co/8Zt2hHc01G pic.twitter.com/jZdkBGNkrY
— Reed Timmer, PhD (@ReedTimmerUSA) May 22, 2024
Já segue a Desconcertante no Instagram?