Veterinários Juntam-se Para Ajudar Urso Com Monstruosa Língua De 3 Quilos

Um urso-negro-asiático em Mianmar teve que passar por uma cirurgia para a remoção da sua língua. No momento em que os veterinários conseguiram capturá-lo para o procedimento, o órgão já pesava mais de 3 quilos e era arrastado pelo chão.

Quando foi encontrado Nyan htoo, como é chamado, passou por um primeiro procedimento cirúrgico, mas após uma recuperação relativamente boa, a língua voltou a crescer.

O crescimento anormal da língua já foi diagnosticado em humanos que vivem nessa região do continente asiático, mas nunca antes tinha sido visto num urso. A equipa veterinária que o acompanhou não está inteiramente certa sobre o que ocorreu com o pobre animal. Eles suspeitam que a condição seja resultado de uma doença chamada filariose linfática, um tipo de elefantiase causada por parasitas que vivem em mosquitos.

Felizmente, a história teve um final feliz: “Graças ao entusiasmo e compaixão de todos os envolvidos neste projeto de colaboração única, conseguimos uma melhoria significativa na qualidade de vida do Nyan htoo”, disse Heather Bacon, da Universidade de Edimburgo, em comunicado.

 

Os veterinários afirmaram que, apesar de viver sem a sua língua, o urso conseguirá alimentar-se com maior conforto após um período de adaptação. “Carregar uma língua de três quilos não é normal, o que representava muito peso para a sua mandíbula e crânio: ele não conseguia mais fechar a boca. Agora, além de conseguir fazer isso, ele também pode manipular melhor a comida.”

DEIXE O SEU COMENTÁRIO