A falta de energia em muitas habitações da Ucrânia tem sido uma das armas neste inverno gelado que se faz já sentir no país. Contudo, a população tem mostrado (mais uma vez) a sua resiliência.
Um dos exemplos é esta professora cuja história está a conquistar a internet: sem luz nem internet em casa, a mulher foi para a porta de um supermercado – onde há um gerador – para poder dar aulas online.
“A professora veio ao supermercado, onde funciona o gerador, para dar uma aula online na rua. A Rússia continua a arruinar a infraestrutura civil. Não há eletricidade/internet em Kyiv. Os russos querem tirar-nos tudo. Não lhes vamos dar o futuro das crianças”, escreveu Oleksandra Matviichuk, líder do Center for Civil Liberties, a ONG que, este ano, venceu o Prémio Nobel da Paz.
Na mesma publicação, Matviichuk partilhou também as imagens do momento. Nestas, é possível ver a docente, agachada, a falar para um computador – ’empoleirado’ em condições precárias.
The teacher came to the supermarket, where the generator works, to conduct an online lesson on the street. Russia continues to ruin civil infrastructure. There is no electricity/internet in Kyiv. Russians want to take everything from us. We’ll not give them the children's future. pic.twitter.com/YsRxxXo3zw
— Oleksandra Matviichuk (@avalaina) December 21, 2022
Já segue a Desconcertante no Instagram?