Pai e Filho Menor Resgatados Durante “Forte Nevão” Nos Picos Da Europa

Um pai, de 47 anos, e o filho adolescente, de 14 anos, foram resgatados pelas autoridades espanholas após terem ficado presos no Canal de la Jenduda, nos Picos da Europa, durante uma tempestade de neve.

Em comunicado, divulgado esta sexta-feira, a Guardia Civil revelou que membros do Grupo de Resgate e Intervenção em Montanha (GREIM) receberam um alerta, por volta das 12h00 locais de quinta-feira (11h em Lisboa), a dar conta de que duas pessoas estavam presas na parte superior do canal.

O pai e filho estavam “incapazes de avançar ou recuar devido à neve acumulada nas últimas horas e ao forte nevão que se registava naquela zona”, indicou a autoridade.

De forma a “acelerar o resgate dos alpinistas, dadas as condições climatéricas adversas que se fizerem sentir”, a Guardia Civil pediu ajuda à empresa de turismo Cantur, da Cantábria, para “colocar em funcionamento o teleférico de Fuente Dé, que se encontrava parado devido aos fortes ventos”.

“Desta forma, os membros do GREIM deslocaram-se para a estação superior para acelerar os trabalhos de salvamento”, acrescentou a autoridade.

Já na parte superior, as autoridades deslocaram-se a pé “sob fortes rajadas de vento e neve” até ao local onde se encontravam o pai e o filho. Ambos estavam em “boas condições físicas, apesar de começarem a apresentar sinais de hipotermia ligeira”.

O pai e filho, residentes em Áviles, nas Astúrias, foram levados pelos agentes da Guardia Civil, com auxílio de arneses e cordas, e o resgate foi bem sucedido.

Já segue a Desconcertante no Instagram?