Milhões De Caranguejos Invadem Christmas Island Para Se Reproduzirem

Todos os anos, com o início da época das chuvas, milhões de caranguejos vermelhos invadem as ruas da Christmas Island, na Austrália, durante várias semanas.

O fenómeno acontece na sequência da reprodução dos crustáceos, que saem da floresta em direção ao Oceano Índico, para que as fêmeas possam libertar os ovos na mudança da maré, antes do nascer do sol, durante o quarto crescente.

De acordo com os meios locais, uma única fêmea pode lançar ao mar 100 mil ovos, que chocam no primeiro contacto com a água. Muitos acabam por ser comidos pelos predadores, contudo, os que sobrevivem transformam-se em minúsculos caranguejos vermelhos no espaço de um mês.

Nessa altura, os animais iniciam a sua migração ao contrário, ou seja, para a floresta.

 
Os caranguejos vermelhos estão protegidos pela lei da Christmas Island. Grande parte das estradas são mesmo fechadas ao trânsito. Nas restantes, a circulação de veículos é feita lentamente, enquanto vários voluntários varrem literalmente estes crustáceos para zonas de segurança, como as bermas.

Calcula-se que este ano haverá um número maior de caranguejos a fazer esta travessia, do que nos últimos cinco ou seis anos, visto que, a ilha tentou acabar com as formigas invasoras que começaram a invadir Christmas Island no início dos anos 90.

Estas formigas matam os caranguejos pulverizando-os com ácido, antes de comê-los.

Já segue a FunCo no Instagram?