Máquina Faz Sumo De Laranja e “Imprime” Os Copos Feitos Com Cascas Da Laranja

Do sumo à casca da laranja, nada é desperdiçado na máquina de sumos projetada pelo escritório de design e inovação Carlo Ratti Associati em parceria com a empresa ENI.

O dispositivo é um belo exemplo de economia circular e zero desperdício que pode ser acompanhado de perto pelos clientes.

É Utilizando uma impressora 3D que a “magia” acontece. A máquina separa as duas metades da laranja, espreme o sumo e conduz as cascas por um tubo, que vão se acumular no inferior da máquina.

Tais resíduos são secos, moídos e misturados com ácido polilático (PLA) – ácido orgânico de origem biológica – dando origem ao material bioplástico. Aquecido e derretido, o composto pode ser usado para a impressão de copos e, futuramente, para outros fins.

Batizada de “Feel the Peel”, a máquina mede 3,10 metros de altura e comporta até 1.500 laranjas. Ela está em exposição num evento na cidade de Rimini, na Itália.

Muitas pessoas tiveram a oportunidade de usar o copo para beber o sumo de laranja – a ideia foi atrair interesse para o potencial da invenção.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO