A Força Aérea Portuguesa fez, em 48 horas, resgates de três pessoas em navios e o transporte de sete doentes nos Açores, Madeira e Portugal Continental.
As informações são avançadas pelo ramo das Forças Armadas no site oficial.
O primeiro resgate, revela, foi realizado ao navio espanhol “Porto Santo” e ocorreu a 4 de março a 55 quilómetros da Figueira da Foz. A necessitar de apoio médico estava um pescador, de 62 anos.
No mesmo dia, durante a tarde, foi resgatado um homem ucraniano de 62 anos que estava no navio português “Astoria” quando este navegava a 487 quilómetros das Lajes.
“A Esquadra 502 – “Elefantes” acompanhou esta missão” e, no seu decorrer, “foi ativada para a realização de quatro transportes médicos, das ilhas das Flores e do Faial para a Terceira”. Já à noite, transportou um doente do Faial para São Miguel.
O terceiro resgate foi o de um homem romeno que estava a bordo do navio “Kate C”. Este salvamento ocorreu a 5 de março, a 195 quilómetros do Montijo. Neste dia, “uma aeronave Falcon 50, da Esquadra 504 – ‘Linces’, transportou um recém-nascido de urgência da Madeira para o Continente”.
Por fim, no dia 6 de março de manhã, a tripulação do C-295M, destacada no Aeródromo de Manobra N.º 3, em Porto Santo, transportou uma jovem de 26 anos para o Funchal.
Veja as imagens do resgate ao navio português “Astoria” captadas pela Esquadra 502 e disponibilizadas pela Força Aérea.