Uma forte explosão no mar Cáspio, este domingo, numa área onde o Azerbaijão tem extensos campos de gás natural e de petróleo foi observada a quilómetros de distância.
A Socar, empresa petrolífera estatal do Azerbaijão, adiantou que as suas informações preliminares apontam para que a explosão tenha sido provocada por um vulcão de lama, refere o The Guardian.
A Socar acrescentou que nenhuma das suas plataformas foi danificada pela explosão, que ocorreu a cerca de 10 quilómetros do campo de exploração de gás natural de Umid, situado a 75 quilómetros de Baku.
O mar Cáspio tem uma grande concentração de vulcões de lama, que lançam para o ar lama mas também gás inflamável.
Mark Tingay, um especialista em vulcões de lama e professor assistente na Universidade de Adelaide, na Austrália, disse que a explosão “certamente pode ter sido causada por um vulcão de lama” e que a localização “encaixa” na de um vulcão de lama chamado Makarov Bank, que explodiu em 1958.
Tingay acrescentou que o Azerbaijão tem “centenas” de vulcões de lama, um quarto dos quais costuma ter erupções violentas.
Video circulating of what looks like a massive explosion off the coast of #Azerbaijan in the Caspian Sea near the Umid gas field. Unclear as to the cause. pic.twitter.com/4htK9vNh8M
— Jason Brodsky (@JasonMBrodsky) July 4, 2021
Já segue a Desconcertante no Instagram?