Uma cidade no sudeste da Finlândia removeu a última estátua do antigo líder soviético Vladimir Lenine, exibida publicamente no país, depois de os habitantes locais começarem a fazer pressão devido à invasão russa da Ucrânia.
Um grupo de trabalhadores de construção civil, em Kotka, uma cidade portuária de 52 mil habitantes, não muito longe da fronteira com a Rússia, pôs a estátua num camião, esta terça-feira, e levou-a para o armazém de um museu local.
A diretora do museu da cidade, Kirsi Niku, disse à emissora pública finlandesa YLE que o busto de bronze foi projetado e construído pelo escultor estoniano Matti Varik no final dos anos 70, sob ordens de Moscovo.
Foi oferecido a Kotka, em 1979, como um presente da cidade amiga de Tallinn, na altura a capital da república soviética da Estónia e agora capital da nação báltica da Estónia.
Oferecer esse tipo de estátuas era prática comum por parte de Moscovo, particularmente nas décadas de 70 e 80, para sublinhar a amizade finlandesa-soviética na era do pós-Segunda Guerra Mundial.
Já segue a Desconcertante no Instagram?