A Força Aérea Portuguesa partilhou, este domingo, um vídeo do momento em que a família francesa foi resgatada de um veleiro ao largo da ilha de São Miguel, nos Açores.
Segundo aquela força, a “missão exigente e complexa” foi coordenada desde sábado pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada – em articulação com o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes e teve o auxílio de três meios aéreos.
O casal e a criança de cinco anos, de nacionalidade francesa, navegavam em alto mar, com ondulações de sete metros, quando o mastro da embarcação partiu e o veleiro ficou à deriva, sem comunicações e sem energia, tendo ativado a rádio baliza (EPIRB).
De imediato, o navio mercante ‘AL YAMAMAH’ dirigiu-se para o local e simultaneamente foi ativada a aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa para validar a origem do alerta e confirmar a necessidade de ajuda.
Na chegada ao local, foi constatado que o veleiro estava à deriva com o mastro partido. Em substituição da aeronave C-295, que atingiu o tempo limite de operação na área, foi ativada a aeronave P3 também da Força Aérea Portuguesa para monitorizar o veleiro e direcionar o helicóptero EH-101, que realizou a ação de resgate.
Os três tripulantes foram transportados para o aeroporto Sá Carneiro, no Porto, aterrando esta madrugada.
Já segue a Desconcertante no Instagram?