Vídeo Capta Queda De Glaciar Devido a Temperaturas Elevadas

As temperaturas mais elevadas e precipitações frequentes levaram a que um glaciar derretesse na segunda-feira, no Parque Nacional Queulat, na região da Patagónia, no Chile, momento captado em vídeo por turistas que estavam perto do local.

O bloco de gelo estava no topo de uma montanha com cerca de 200 metros de altura, localizado a mais de 1.200 quilómetros a sul da capital do Chile, Santiago.

Segundo a Reuters, citando o cientista climático da Universidade de Santiago Raul Cordero, embora este fenómeno seja “normal”, a frequência com que tem acontecido “é preocupante”.

“Este tipo de evento é desencadeado por ondas de calor ou por eventos de precipitação líquida intensa e ambos estão a acontecer cada vez mais frequentemente em todo o planeta, não só no Chile”, advertiu o especialista.

Segundo Cordero, houve uma onda de calor com temperaturas “muito anormais” nessa área da Patagónia antes do colapso ocorrido devido ao “ar relativamente quente, carregado de humidade”.

“Uma das consequências do aquecimento global é a desestabilização de vários glaciares e, em particular, torna as suas ‘paredes’ instáveis”, comentou o cientista acrescentando: “É o caso do que aconteceu nos últimos dias na Patagónia, de forma semelhante ao que aconteceu há alguns meses tanto nos Himalaias como nos Alpes”.

Os cientistas dizem que os picos acentuados de aquecimento estão relacionados com as alterações climáticas causadas pelo ser humano e com as emissões com efeito de estufa. No início deste ano, a Organização das Nações Unidas alertou os governos e as indústrias para que reduzam drasticamente as emissões de combustíveis fósseis de forma a conter o aquecimento e limitar os impactos no clima.

Já segue a Desconcertante no Instagram?