Punch Encontrou Estabilidade Emocional Em Peluche Após Abandono

Um macaco chamado Punch, de sete meses, está a comover os internautas – e não só. O animal, que foi abandonado pela mãe, foi criado por humanos durante os seus primeiros meses de vida. Depois, foi inserido no ambiente do jardim zoológico, mas a adaptação não foi fácil.

Punch teve dificuldades em adaptar-se aos outros macacos no jardim zoológico. Durante essa fase mais desafiante, o pequeno Punch recorreu a algo inesperado… um peluche (de um macaco) que lhe foi oferecido por um tratador.

O macaco anda com o seu brinquedo para todo o lado, inclusive dorme abraçado a ele e segura-o quando está mais ansioso.

Mesmo quando interage com outros macacos, Punch nunca perde o seu ‘amiguinho’ de vista, uma vez que lhe dá segurança emocional.

De acordo com especialistas, citados pelo The Economic Times, o comportamento de Punch reflete um princípio da Teoria do Apego, que é observado tanto em humanos quanto em primatas.

Quando um bebé vivencia a separação precoce dos seus cuidadores, geralmente desenvolve um apego a objetos ou figuras substitutas que lhe proporciona estabilidade emocional.

Neste caso, segundo psicológicos, o brinquedo usado por Punch funciona como um “objeto transicional”, algo que ajuda o pequeno macaco a lidar com o stress, a solidão e a incerteza.

Apesar de Punch estar já há alguns meses no jardim zoológico e estar já mais ambientado aos outros macacos, o seu peluche continua a ir com ele para todo o lado.

O pequeno Punch foi ganhando o coração das pessoas depois de terem sido partilhados vídeos onde surge com o seu ‘amiguinho’.

Já segue a Desconcertante no Instagram?