Um polícia do departamento policial de Tampa, no estado norte-americano da Flórida, foi despedido esta semana, depois de ter sido divulgado em novembro um vídeo de o agente a arrastar uma mulher algemada pelo chão da esquadra até à cadeia.
Segundo conta a Associated Press, o incidente ocorreu no passado dia 17 de novembro. A mulher, que não foi identificada, tinha sido detida por invasão de propriedade e as imagens divulgadas pela polícia à agência de notícias mostram o agente a arrastar a detida, que não colaborou.
O Tampa Bay Times acrescenta que o alerta para a detenção surgiu quando esta foi encontrada a dormir em frente a um centro de saúde, e recusou abandonar o local. O mesmo jornal acrescenta que, apesar do nome da suspeita não ter sido divulgado, sabe-se que se trata de uma mulher de 46 anos, cuja morada registada é a de um centro de apoio a pessoas sem-abrigo.
Em outro vídeo, da bodycam do agente, a Associated Press dá conta de que o polícia, Gregory Damon, exigiu que a mulher colaborasse com a detenção, mas esta disse-lhe que só iria a rasto.
Dito e feito, Damon leva a mulher pelas algemas, de barriga virada para o chão, antes de chegar à porta da prisão e pedir o apoio de mais agentes. Durante a ação, o polícia insultou a mulher repetidamente, chegando a comentar que a suspeita era “gorda”.
A mulher foi libertada poucos dias depois e encaminhada para uma clínica psiquiátrica. O inquérito à ação policial arrancou no dia seguinte e Gregory Damon foi suspenso até ser despedido.
O procedimento viola a política de detenção da polícia de Tampa, que desde 2013 (após um incidente semelhante) proíbe os agentes de arrastar suspeitos pelo chão, obrigando antes que estes peçam auxílio a outros agentes ou ao staff da cadeia.
Já segue a Desconcertante no Instagram?