Pescadores Capturam (e Libertam) Um Dos Maiores Tubarões Do Mundo

Nas águas do mar Adriático, ao largo da cidade croata de Sibenik, dois pescadores capturaram acidentalmente uma fêmea de tubarão albafar, que estava grávida, com 5,7 metros e 700 quilos. Após algumas fotos e vídeos, acabaram por devolver a fêmea ao mar, como exige a lei da Croácia.

“O tubarão foi apanhado a uma profundidade de 220 metros, tinha 5,7 metros de comprimento e pesava 700 quilos”, contou Marko Sola, um dos pescadores.

Andrej Gajic, biólogo marinho e oceanógrafo da National Geographic, revelou que caso a medição esteja correta é um dos maiores tubarões do mundo. “O maior [exemplar] comprovado cientificamente até à data tinha 4,82 m e pesava cerca de 600 quilos. Se a medição foi precisa indicando os 5,7 m metros e 700 quilos, é certamente um dos maiores exemplares registados do mundo”, disse o biólogo.

Já sobre o perigo da presença de tubarões deste tamanho nas águas que banham a Croácia, o professor de Oceanografia e Pesca, Peru Ugarkovic, disse que “não são uma espécie perigosa porque vivem em águas muito profundas”, a cerca de 200 metros de profundidade.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO