“Ou Pede Ajuda, Ou Se Suicida”: Vídeo Mostra a Realidade De Quem Tem Depressão

O vídeo original teve mais de 1,5 milhão de visualizações e foi compartilhado diversas vezes nas redes sociais. O seu complemento, outro vídeo intitulado de “Living with a depressed person” (Vivendo com uma pessoa depressiva, em português), veio alguns dias depois. Nele, Kat conta que nunca teve depressão, mas que já conviveu com muitas pessoas depressivas e deixa claro que o passo mais importante é pedir ajuda médica.

“Não, eu nunca tive depressão, não estou na posição de dar nenhum conselho, mas já convivi com muitas pessoas nessa situação. A depressão não é uma escolha, são reações químicas que acontecem no cérebro e ninguém consegue controlar isso.”, explica Kat.

As principais dicas dadas por Katarzyna para quem convive com pessoas depressivas são:

1. Nunca diga coisas do tipo “não entendo porque reclama tanto” ou “não sei do que precisa”. Isso nunca ajuda e quem tem depressão não pode se sentir envergonhado ou culpado.

2. Não se torne superprotetor. Se a pessoa não quiser conversar sobre o problema, dê espaço para ela respirar. Volte depois de um tempo e apenas mostre que está ali para o que precisar.

3. Encoraje quem tem depressão a procurar um especialista. Um tratamento apropriado é o que mais ajuda.

4. Saiba que a convivência é muito complicada e que terá que ter paciência e força. Muitas vezes não é a pessoa que fala, mas sim a doença. Não crie muitas expectativas.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO