“Operação Rara”: Guia Salva Alpinista Da “Zona Da Morte” Do Evereste

O guia nepalês Gelje Sherpa, de 30 anos, está a ser notícia um pouco por todo o mundo depois de ter salvo um alpinista da chamada ‘zona da morte’ do Monte Evereste, no passado dia 18 de maio.

Conta a BBC que Gelje Sherpa viu o alpinista, natural da Malásia, preso por uma corda, a tremer de forma “descontrolada”, num local onde as temperaturas podem cair até aos -30ºC.

Perante tal situação e apesar das dificuldades, o nepalês não teve dúvidas: iniciou o resgate do malaio e carregou-o ao longo de 6 horas, descendo 8.500 metros.

O secretário do turismo do Nepal, Bigyan Koirala, já agradeceu o ato heroico de Gelje, salientando que esta foi “uma operação muito rara”, uma vez que é “quase impossível resgatar alpinistas aquela altitude”.

Nas redes sociais, muitos são os que têm elogiado o nepalês pela sua coragem e força “sobre-humana”.

“Sherpas é de outro planeta”, escreveu um internauta. Já outro defende que o guia devia ser homenageado e “receber uma medalha pelo resgate incrível”.

Recorde-se que, só este ano, já morreram 17 pessoas nas excursões realizadas ao pico do mundo. Todas as temporadas, morrem entre cinco a dez pessoas a escalar o Monte de Evereste.

Já segue a Desconcertante no Instagram?