A agência Reuters partilhou, esta quinta-feira, várias imagens da detenção de Jack Teixeira, lusodescendente de 21 anos, suspeito de ter partilhado documentos militares e dos serviços de informações dos Estados Unidos.
O membro da Guarda Nacional Aérea do estado do Massachussets foi detido em casa por agentes do FBI armados, no mesmo estado norte-americano.
Segundo as imagens partilhadas, pode ver-se os agentes fortemente armados a levar um homem – Jack Teixeira – sob custódia.
O jovem lusodescendente, de 21 anos, vestia t-shirt e calções e, segundo o procurador-geral norte-americano, Merrick Garland, foi detido “sem incidentes”.
Jack Teixeira foi detido por possível participação no “desvio, retenção e transmissão não autorizada de informações classificadas de defesa nacional”, acrescentou Garland, rodeado por altos funcionários do Departamento de Justiça e do FBI, em Washington.
Ao que o The New York Times divulgou, o jovem é administrador do grupo ‘Thug Shaker Central’ – ‘chat’ na rede social Discord – onde divulgou os documentos secretos dos EUA.
Membros do grupo, encorajados pelo The New York Times, referem que Jack era conhecido como ‘OG’ no ‘chat’ e alegava passar parte do dia numa instalação segura onde os telemóveis eram proibidos.
Jack Teixeira, que é lusodescendente, será julgado de acordo com o previsto na Lei de Espionagem, que estipula que cada documento vale a própria acusação. Poderá enfrentar até 10 anos de prisão por cada crime cometido.
Já segue a Desconcertante no Instagram?