O zoológico de Whipsnade, no Reino Unido, está em plena festa: nasceram duas crias de panda-vermelho, uma espécie em vias de extinção.
“Nascido como parte de um importante programa de reprodução europeu no domingo, 25 de junho, o pequeno par pesava apenas 113g ao nascer – aproximadamente o mesmo peso de uma banana”, escreve o zoológico nas redes sociais.
Na mesma missiva, os seus cuidadores garantem que “logo abrirão os olhos, mas não se aventurarão fora do seu aconchegante ninho durante pelo menos mais um mês”.
“Estas crias gémeas dão-nos uma dupla esperança para a espécie, pois nasceram como parte de um importante programa de reprodução europeu, projetado para manter uma população de reserva saudável e geneticamente diversificada segura – enquanto lidamos com os problemas que eles enfrentam na natureza”, concluiu o zoo.
Os elementos do zoo ainda não batizaram as crias, no entanto, uma vez que tal só será possível quando cumpram oito semanas de vida, altura em que ficarão a conhecer os seus respetivos sexos. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, os pandas-vermelhos estão em vias de extinção, existindo mundialmente uma população de apenas cerca de 10 mil.
⭐ EXCITING NEWS ⭐
Two endangered red pandas have been born at Whipsnade Zoo! https://t.co/CDF5ifB8B1
Born as part of an important European breeding programme on Sunday 25 June, the tiny pair each weighed just 113g at birth – roughly the same weight as a banana. pic.twitter.com/xu2mtpZz1L
— Whipsnade Zoo (@ZSLWhipsnadeZoo) August 2, 2023
Já segue a Desconcertante no Instagram?