Moo Deng – cuja tradução para português pode ser ‘porco saltitão’ – está a conquistar não só a Tailândia, mas também a internet. Com dois meses, a cria de hipopótamo-pigmeu tem movido multidões no Khao Kheow Open Zoo, em Pattaya. Depois da publicação de vídeos de visitantes a atirar água e marisco contra o animal, para o despertar, o diretor do jardim zoológico veio a público.
“Estes comportamentos não são apenas cruéis, mas também perigosos. Temos de proteger estes animais e garantir que têm um ambiente seguro e confortável”, disse Narongwit Chodchoi, citado pela BBC.
O responsável adiantou que o jardim zoológico instalou sistemas de videovigilância no local e ameaçou mover ações legais contra quem foi apanhado a maltratar a cria.
Os hipopótamos-pigmeus, também conhecidos como hipopótamos anões, são nativos da África Ocidental e estão classificados como “em perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). De facto, os especialistas acreditam que restam menos de 3.000 na natureza.
A fisionomia de Moo Deng gerou ondas entre os internautas, tendo motivado o parque a criar uma linha de merchandise dedicada ao animal.
I don’t know anything else going on in the world right now except for Moo Deng
pic.twitter.com/Taq0dh98dX— laynie (@itspenstone) September 11, 2024
im crying good morning moo deng i love you pic.twitter.com/HCUp7K3dWP
— faith⁷ 🇵🇸 (@faitheeyy) September 13, 2024
Cute baby pygmy hippo #moodeng #khaokheowzoo #หมูเด้ง #สวนสัตว์เปิดเขาเขียว pic.twitter.com/31BOpilIyq
— สวนสัตว์เปิดเขาเขียว Khao Kheow Open Zoo (@kkopzoo) September 11, 2024
Já segue a Desconcertante no Instagram?