A ministra dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, Hadja Lahbib, e outras duas deputadas cortaram o cabelo no parlamento belga, num ato de solidariedade para com as mulheres iranianas e as manifestações antigovernamentais desencadeadas no Irão, após a morte da jovem Mahsa Amini sob custódia policial.
A ministra, com ascendência argelina, cortou uma mecha do seu cabelo, seguindo o exemplo da deputada Darya Safai, nascida no Irão, que levou uma tesoura para o parlamento e cortou o seu cabelo após questionar ao governo qual a resposta da Bélgica à repressão das forças de segurança iranianas contra os protestos. Uma outra deputada, Goedele Liekens, também cortou o cabelo.
Durante a sua intervenção, Lahbib revelou que o governo belga irá pedir à União Europeia (UE) para aplicar sanções ao Irão na próxima reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros do bloco europeu.
Belgian Foreign Minister Hadja Lahbib cut her hair in parliament, following the example of deputy Darya Safai, in solidarity with anti-government protests in Iran triggered by the death of 22-year-old Mahsa Amini in the country's moral police custody https://t.co/NuY7HC0JCa pic.twitter.com/fOj1EPeCZS
— Reuters (@Reuters) October 7, 2022
Já segue a Desconcertante no Instagram?