Ministro-Sombra Do Chega Vestiu-se De Templário Para Receber Internos

O médico Horácio Costa, fundador e antigo diretor do Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva da Unidade Local de Saúde Gaia e Espinho, foi o escolhido para tutelar a pasta da Saúde no governo-sombra do Chega. O profissional de saúde ganhou notoriedade, no final de 2023, por se ter vestido de templário para receber internos naquela unidade.

Nas imagens, divulgadas nas redes sociais, o clínico surgia vestido de templário e de espada em riste, aguardando a entrada de uma das médicas em formação.

Um dos vídeos retratava a ‘saudação’ de Merve Ierzi, oriunda da Turquia, que se colocou diante do profissional de saúde, de joelhos, e prometeu “honrar” aquele serviço. A ‘cerimónia’ terminou com Horácio Costa a tocar-lhe nos ombros com a espada, declarando-a oficialmente “interna do Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva do Hospital de Gaia”.

Na altura, o diretor clínico do Hospital de São Francisco da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto explicou ao Polígrafo que se trava de uma “encenação” de boas-vindas aos novos médicos, “com todo o serviço”, que se realizava “há 10 anos”.

O clínico esclareceu também disfarçar-se daquela forma por gostar “da área dos templários, do que eles significaram do início, no sentido da ajuda aos necessitados”, ainda que tenha ressalvado que poderia “disfarçar-se de outra coisa qualquer, de Epopeia ou de Astérix”.

Já segue a Desconcertante no Instagram?