O militar Roman Hrybov, que fazia parte de um grupo de 13 soldados ucranianos, que há semanas atrás ficaram mundialmente conhecidos numa épica gravação, a darem uma resposta dura, via rádio, a um navio russo, que lhes pediu que se rendessem, está de regresso a casa depois de ter ficado preso pelas forças russas.
Recorde-se que na gravação divulgada pelo jornal The Guardian se ouve o seguinte: “Isto é um navio militar russo. Sugerimos que baixem as armas e se rendam para evitar o derramar de sangue e vítimas desnecessárias. Senão, disparamos”. Ao qual Roman Hrybov respondeu de forma curta e dura: “Navio militar russo, vão-se f*der”.
Depois de vários dias sem se saber do paradeiro dos militares ucranianos, o ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia confirmou que os soldados estavam vivos, porém presos pelas forças russas.
Já em liberdade, o militar acabou condecorado pelo seu ato de coragem.
Ukrainian soldier Roman Hrybov — who famously told a Russian warship, “Russian warship, go fuck yourself!” — has survived Russian captivity and been given award “For services to Cherkasy region” upon returning home. pic.twitter.com/BLDifM3WE4
— The Recount (@therecount) March 29, 2022
Já segue a Desconcertante no Instagram?