Shlomi Katzin, um mergulhador amador israelita, durante um mergulho no último sábado, dia 16 de outubro, encontrou uma espada de ferro que data da época das Cruzadas.
O israelita encontrou o artefato perto de Haifa, em Israel, explica em comunicado a Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) na sua página do Facebook.
Conforme relata a Associated Press, o mergulhador estava a cerca de 150 metros da costa e a nadar a uma profundidade de 5 metros quando percebeu um tesouro no fundo do oceano. Ali haviam âncoras, fragmentos de cerâmica e a tal espada, com um metro de comprimento e cabo de 30 centímetros.
Os especialistas afirmam que a espada tem precisamente cerca de 900 anos, pesa 1,8 quilos e mede 1,2 metros, e data da Terceira Cruzada.
Dada a lei que vigora em Israel, a espada terá de ser entregue às autoridades, já que o país tem grande orgulho na sua história e a descoberta foi bem recebida.
“É normal encontrar espadas em más condições, mas esta foi encontrada debaixo de água – e debaixo de água estava preservada numa condição muito boa. É a primeira vez que encontramos uma espada bonita como esta”, disse Yaakov Sharvit, diretor da unidade de arqueologia marítima da Autoridade de Antiguidades de Israel.
Os especialistas sublinham que a espada terá pertencido a um cavaleiro que caiu na água ou que perdeu a espada durante uma batalha perto de uma praia.
Já segue a Desconcertante no Instagram?