Um grupo de doze homens mascarou-se do astrofísico Stephen Hawking no Carnaval de Cádiz, em Espanha, para sensibilizar a população para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) – doença de que Hawking sofria. O coletivo, que participa numa competição de disfarces, planeia doar as cadeiras de rodas a doentes com ELA.
Apareceram curvados nas suas cadeiras de rodas, com as pernas e a cabeça de lado e uma mão a agarrar no comando para guiar o dispositivo. Vestiam-se todos de igual: fato, camisa branca por baixo, sapatos castanhos, um lenço ao pescoço e óculos redondos. De repente, doze Stephen Hawkings estão em palco no Gran Teatro Falla, em Cádiz, Espanha.
O disfarce foi montado meticulosamente para o Carnaval deste ano na região, com os doze homens a aprimorar a fantasia ao longo de um ano para se assemelharem o mais possível ao astrofísico britânico, que ficou conhecido à escala mundial – não só por causa da sua pesquisa, mas também pela sua perseverança em continuar os estudos mesmo com uma doença que tanto o limitava.
“Foi uma ideia do tipo ‘tudo ou nada'”, contou o autor da ideia, Miguel Ángel Llul ao El País.
O grupo mascarou-se de propósito para o Concurso Oficial de Grupos de Carnaval em Cádiz, não só com o objetivo de vencer a competição, mas também de sensibilizar as pessoas para a Esclerose Lateral Amiotrófica (conhecida como ELA) – a doença de que Stephen Hawking sofria.
Ao longo da atuação de meia hora no Gran Teatro Falla, o grupo foi deixando pequenos elogios ao astrofísico, quase que numa homenagem.
🔴 A group of Spanish carnival performers have paid tribute to Stephen Hawking in what may be the most eccentric homage the physicist has ever received.
‘Una chirigota en teoría’ took to the stage at Cadiz’s carnival group contest with an act built entirely around Hawking’s… pic.twitter.com/URopDENzox
— The Telegraph (@Telegraph) January 16, 2026
Já segue a Desconcertante no Instagram?






