A emissora pública britânica, através de um porta-voz, mostrou-se “muito preocupada” ao confirmar que o repórter de imagem Edward Lawrence “foi atacado” em Xangai no domingo, como demonstram imagens partilhadas nas redes sociais, nas quais se vê agentes da policia a arrastarem o jornalista algemado pelo chão.
“É muito preocupante que um dos nossos jornalistas tenha sido atacado desta maneira no desempenho das suas funções”, acrescentou o porta-voz, em declarações à estação de rádio britânica LBC, citadas pela agência de notícias Europa Press.
A BBC criticou o facto de não ter recebido nenhuma explicação oficial nem um pedido de desculpas por parte das autoridades, “além de uma declaração de que ele teria sido detido para seu próprio bem, caso fosse contagiado com o coronavírus no meio da multidão”.
“Não consideramos uma explicação credível”, afirmou o porta-voz da BBC.
Edward Lawrence, que trabalha na delegação da BBC em Pequim, viajou para Xangai para cobrir os protestos dos últimos dias.
Shanghai, BBC reporter Edward Lawrence was randomly arrested by Chinese police.#TheGreatTranslationMovement pic.twitter.com/PMq8rHszlm
— The Great Translation Movement 大翻译运动官方推号 (@TGTM_Official) November 27, 2022
Já segue a Desconcertante no Instagram?