O metro de Barcelona foi, mais uma vez, palco de um episódio racista, que ficou registado em vídeo. Os protagonistas são uma mulher branca e um homem negro, refere o site 20 minutos.
A altercação entre ambos aconteceu quando a mulher entrou numa das carruagens do metro, em direção a Barcelona. Esta levava um carrinho de bebé e rapidamente se dirigiu ao homem exigindo que se levantasse e lhe cedesse o lugar.
O homem ter-se-á negado a levantar, dado que a carruagem estava praticamente vazia, altura em que a mulher agarrou num saco que o homem trazia consigo e começou a atirar os iogurtes que este carregava. Foi aí que o homem se levantou, para apanhar os seus pertences, altura em que a agressora grita: “Isso. Vai-te embora preto de m****”.
Perante a agressão verbal, o jovem abandonou a carruagem, esmurrando a parede, “impotente, para não a afrontar e sem dizer nada”, descreve uma testemunha. Apesar disso, a mulher continuou com os insultos.
Foi então que outros passageiros saíram em defesa do jovem mandando a mulher calar-se.
A agressora decide então chamar o motorista pelo intercomunicador para lhe dizer que “um negro” a tinha agredido. A sua atitude revoltou os que assistiram à cena e vários outros passageiros se levantaram para confrontar a mulher, a quem acusam de te mentido.
Este último momento foi partilhado no Twitter, numa publicação com mais de 4 milhões de visualizações. Os internautas elogiam aquilo que consideram ser uma atitude rara nos dias de hoje, que foi o facto de várias pessoas se terem insurgido contra a injustiça e se terem feito ouvir para defender o homem.
Acabamos de ver a una tia acosar a un hombre africano y nos hemos levantado todos a defenderle pic.twitter.com/ShSzSHAxJa
— goblin mode Iván (@ibamcg) June 16, 2023
Já segue a Desconcertante no Instagram?