A Ilusão De Ótica Que Está a Deixar o Cérebro Dos Internautas “De Pernas Para o Ar”

Alice Proverbio, neurocientista e psicóloga na Universidade Milano-Bicocca, em Itália, está a testar os cibernautas com uma nova ilusão de ótica. A imagem foi desenhada por Beau Deeby e pretende testar o colapso do nosso sistema de perceção. O desenho, apesar de estático, transmite a ideia de movimento.

Por vezes, o cérebro engana e dá-nos perspetivas diferentes do que observamos: aquilo a que chamamos ilusões ópticas. No Twitter, a especialista afirmou que existem duas áreas do cérebro responsáveis por este efeito: uma designada V5, que se dedica ao processamento do movimento, e outra designada V4, que processa a cor e a forma. Ora, quando os neurónios V4, que processam a cor e a forma, estão muito saturados, são ativados os neurónios V5, que processam o movimento.

Quando partilhou esta imagem, Alice Proverbio pretendia testar os cérebros dos utilizadores e as perspetivas diferentes daquilo que se consegue percepcionar. A professora explicou que, por vezes, o cérebro é enganado para dar perspetivas diferentes daquilo que observa. É por isso que, neste caso, muitos pensam que a imagem se está a mover.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO