Novos vídeos partilhados pelo Serviço de Segurança da Ucrânia, de soldados russos capturados pelos ucranianos, revelam o arrependimento das tropas russas de terem ido para a guerra.
Muitos dos soldados, alguns com pouco mais de 19 anos, relatam que são “carne para canhão” e que foram enganados.
Num dos vídeos, um soldado russo relata as atrocidades do próprio exército. Segundo o vídeo, e a descrição numa publicação dos Serviços de Segurança, os oficiais russos “matam os soldados feridos, deixam os mortos no campo de batalha e não notificam os parentes”
“Fomos enviados para a morte. Eles não levam nem 200! Eles próprios matam os feridos! Passou-se uma semana e ninguém sequer foi ao funeral”.
Este “soldado” chora ao telefone com a mãe e pede-lhe que se candidate à União das Mães da Rússia.
O soldado teme também o destino da sua família e pede para não contar toda a verdade sobre a guerra na Ucrânia, para não cair sob a repressão dos serviços secretos russos.
Captured RU soldier: “Mom, they (RU commanders) leave the dead on the field. And they finished off all the wounded in my unit. All got killed…”.
Whereas their wounded get operated and find shelter in UA hospitals. #StandWithUkraine #RussiaGoHome #россиябомбитукраину pic.twitter.com/kjeShAYh0u— olexander scherba🇺🇦 (@olex_scherba) March 1, 2022
Já segue a Desconcertante no Instagram?