“Agora a Espanha já é outra”. Este é o novo mote de uma campanha do Ministério da Igualdade espanhol, no âmbito do dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Segundo o ABC, o vídeo serve de homenagem à cantora María Jiménez, recentemente morta, mas parece também ter uma clara referência ao polémico beijo entre a jogadora da seleção Jenni Hermoso e o diretor desportivo Luis Rubiales.
O vídeo é protagonizado por mulheres que sobreviveram a casos de violência doméstica e culmina com uma jovem jogadora de futebol feminino, com a camisola 10 da seleção (a mesma que usa Jenni Hermoso). “Agora o meu mundo é diferente”, diz, antes de dar um pontapé na bola.
A música que serve de mote à campanha é o tema ‘Se acabó’ de Maria Jiménez. A letra, de 1978, foi uma espécie de hino contra a violência de género, tema pouco abordado na altura. No refrão, a cantora exigia o fim – já que não havia lugar para o ponto e vírgula – de um casamento marcado pelo abuso, como seria o seu com o ator Pepe Sancho. María Jiménez morreu em setembro deste ano.
Se acabó
Ahora ya no estás sola,#AhoraYaEspañaEsOtra pic.twitter.com/jLuh3x2kgw
— Ministerio de Igualdad (@IgualdadGob) November 16, 2023
Já segue a Desconcertante no Instagram?