Dois engenheiros da Força Aérea do Reino Unido (RAF) foram condenados por vandalismo após destruírem uma estátua do Urso Paddington, em Newbury, Inglaterra. O incidente ocorreu na madrugada de 2 de março, quando Daniel Heath e William Lawrence, ambos com 22 anos, arrancaram a estátua do banco onde estava instalada, deixando-a partida ao meio.
Segundo o jornal The Guardian, o ato foi captado por câmaras de videovigilância, cujas imagens foram apresentadas em tribunal. Durante o julgamento, o juiz Sam Goozee criticou duramente os engenheiros, sublinhando que o Urso Paddington é um símbolo cultural que promove valores como a bondade, a tolerância e a integração.
“A etiqueta no casaco de Paddington diz: ‘Por favor, cuide deste urso’, mas naquela noite, as vossas ações foram o oposto de tudo o que ele representa”, declarou o juiz. Trish Willetts, responsável pelo Newbury Business Improvement District, reforçou a importância cultural da estátua, lembrando que Michael Bond, criador de Paddington, é natural de Newbury.
Os engenheiros foram condenados a pagar 2.725 libras (cerca de 3.260 euros) cada um para cobrir os danos causados e terão ainda de cumprir 150 horas de trabalho comunitário.
⚖️ Following our investigation, two men have been sentenced for stealing the Paddington Bear statue in Newbury, which you can see in CCTV footage below ⬇️
We did everything we could to locate the beloved statue and bring the offenders to justice.
More ➡️ https://t.co/f0PG4xdLrb pic.twitter.com/g1fKhDIYBx
— TVP West Berkshire (@TVP_WestBerks) March 25, 2025
Já segue a Desconcertante no Instagram?