VIDEO: Descobertas Quatro Novas Espécies De Tubarões Que Andam

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que andam, segundo um artigo publicado no Marine and Freshwater Research. O estudo de longa duração e que envolveu um grupo internacional de investigadores revelou que estas quatro novas espécies foram encontradas desde 2008, aumentando para nove o número de espécies de tubarões que andam.

Estas novas espécies de tubarões foram descobertas na Austrália, na Papua Nova-Guiné e na Indonésia e têm cerca de um metro de comprimento. O seu habitat são os recifes e estes animais utilizam as suas barbatanas para se arrastarem. Esta característica, desenvolvida ao longo de milhões de anos, permite-lhes terem uma mobilidade que é especialmente útil nos recifes.

Estes tubarões conseguem movimentar-se e contorcer-se entre os recifes e entre as pequenas piscinas naturais que se formam nos recifes quando a maré está baixa, uma capacidade importante para capturarem as suas presas (pequenos peixes, caranguejos, camarões).

Gavin Naylor, diretor do Florida Program for Shark Research da University of Florida, disse à National Geographic ainda estão num processo de evolução. “Este pode ser o único lugar do mundo onde a especiação ainda está a acontecer nos tubarões”, afirmou Naylor, que acrescentou que estudar estes animais vai ajudar os investigadores a compreenderem porque é que alguns “mudam, e outros mantêm-se na mesma”.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO