A Universidade Chinesa de Hong Kong conseguiu um avança na área da robótica ao criar um robot capaz de alterar entre o estado sólido e líquido, conseguindo assim deslocar-se em ambientes com obstáculos mais desafiantes.
“Dar aos robots a capacidade de trocarem entre os estados líquido e sólido dá-lhes mais funcionalidade”, notou o engenheiro Chengfeng Pan, apontando para a importância deste avanço nas áreas da produção de dispositivos eletrónicos e até da saúde.
Os engenheiros criaram este robot a partir de gálio, um metal mais macio que entra no estado líquido com uma temperatura de 29 graus celsius. A este metal os engenheiros adicionarem partículas magnéticas, que permitem ao robot não só alternar entre os dois estados como também conferir uma maior mobilidade.
Apesar de animados com este avanço, nota o Science Alert que os engenheiros acreditam que é necessário realizar mais alguns testes.
“O trabalho futuro deve explorar como estes robots podem ser usados dentro de um contexto biomédico”, notou outro engenheiro, de nome Carmel Majidi. “O que estamos a mostrar são demonstração, mas são necessários mais estudos para aprofundar como podem ser de facto utilizados para administrar medicamentos ou remover objetos estranhos”.
Já segue a Desconcertante no Instagram?