A maior obra de engenharia dos últimos anos está prestes a ser inaugurada: a ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau (HKZM) está finalmente terminada, e a China está, novamente, a mostrar ao mundo, o que é capaz de fazer.
Após seis anos de planeamento, e oito anos de construção, a ponte HKZM está quase pronta para abrir ao público, e servirá para unir três das mais importantes regiões comerciais da região: Hong Kong, Zhuhai, cidade da província de Guangdong, e Macau.
Além disso, reduzirá os tempos de viagem entre estes pontos, de três horas para apenas 30 minutos.
A ponte é uma complexa obra de engenharia e tecnologia, que atravessa o mar Lingding, uma das áreas marítimas mais movimentadas do sul da China.
O seu comprimento é de 55 quilómetros, dos quais 6,7 km são subterrâneos, devido ao tamanho dos navios que atravessam a área.
A ponte HKZM é quase 25 vezes maior que a Ponte 25 de Abril, em Lisboa, e já é considerada a mais comprida do mundo sobre o mar. Para a sua construção, foram necessárias 420 mil toneladas de aço, o equivalente a 60 torres Eiffel, além de 1,08 milhões de metros cúbicos de cimento.
O trabalho representou um investimento de 16.800 milhões de dólares. A ponte é capaz de suportar terremotos de até 8 graus e super-furacões, além de garantir que sua vida útil seja de 120 anos.
Vale a pena ver o vídeo: