China Inaugura Segunda Maior Central Hidroelétrica Do Mundo

A central hidroelétrica de Baihetan, situada na fronteira entre as províncias de Yunnan e Sichuan, no sudoeste da China, foi oficialmente colocada em funcionamento nesta segunda-feira.

A central está equipada com 16 unidades de geração de energia, cada uma com uma capacidade de 1 milhão de kW. A inauguração da obra iniciou com o funcionamento das duas primeiras unidades. Espera-se que as restantes partes da obra estejam operacionais até julho de 2022.

A central hidroelétrica de Baihetan tem uma altura máxima de 289 metros e uma largura de arco de 709 metros. Deverá gerar mais de 62,4 bilhões de kWh de eletricidade por ano.

Uma vez obtida a potência projetada Baihetan será a segunda maior central hidrelétrica do mundo, só superada pelo projeto da represa das Três Gargantas, na província de Hubei.

A construção poderá poupar aproximadamente 19,6 milhões de toneladas de carvão e reduzir as emissões de dióxido de carbono em 51,6 milhões de toneladas e é um reforço do compromisso da nação asiática na luta contra a mudança climática.

Já segue a Desconcertante no Instagram?