Centenas de peixes mortos deram à costa, na manhã desta terça-feira, na praia urbana de Ares, na Corunha, na região espanhola da Galiza. Segundo a polícia local, citada pelo jornal La Voz de Galicia, tudo indica tratarem-se de sardinhas.
O fenómeno continua por explicar, mas as autoridades acreditam que as sardinhas possam ter vindo de uma rede de pesca que se terá partido, tendo os peixes ido parar à praia com a maré.
De acordo com a polícia, os peixes estavam “muito localizados no centro” da praia e os serviços ambientais da Galiza foram alertados. Será ainda investigado se se trata de um episódio de pesca ilegal.
O alerta foi dado pelas 9h20 locais (8h20 em Lisboa) e no local, além da polícia local, esteve a Guardia Civil e o Serviço de Salvamento da Galiza, para determinar a origem do peixe, que “estava em perfeitas condições”, e limpar a praia.
#OlaOtempo a Garda Civil xa investiga a procedencia dos centos de sardiñas que apareceron esta mañá na area da praia de Ares.
📹 Valentín Muíños pic.twitter.com/74KRh2UjhX— O Tempo TVG (@OTempoTVG) October 24, 2023
Aparecen centenares de sardinas muertas en la playa de Ares. La Xunta de Galicia tiene abierta una investigación, estiman «que el origen venga de algún barco⚓», estaría pescando en aguas del interior de la ría, y con el temporal no habría logrado recoger todas sus capturas"🐟🐟 pic.twitter.com/sWyFQuToKT
— Galicia Ártabra (@GaliciaArtabra) October 24, 2023
Já segue a Desconcertante no Instagram?