“Canhão” Ajuda Salmões a Passarem Por Cima De Barragens

AWhooshh Innovations criou uma solução que está a ajudar os salmões a passarem pelas barragens em poucos segundos e que conquistou a internet.

O sistema que está a ser apelidado de “canhão de salmões” consiste num tubo que se estende por mais de 300 metros junto a barragens e que ajuda os peixes a passarem por cima destas estruturas.

O engenhoso sistema ajuda os peixes a contornarem as barragens em poucos segundos em vez dos dias que levariam pelos seus próprios meios para prosseguirem as suas rotas migratórias.

Numa primeira fase deste sistema, os salmões eram colocados no interior do tubo por uma pessoa, sendo depois lançados. Mas a versão mais recente permite que os salmões nadem para dentro do tubo sem qualquer ajuda.

O CEO da Whooshh Innovations, Vince Bryant, esclarece ainda que este método é mais seguro para os salmões do que outros utilizados anteriormente, e até cita um estudo de abril do Pacific Northwest National Laboratory que indica que os salmões atirados pelo ‘canhão’ sofrem menos lesões do que quando se recorre a métodos mais tradicionais, como as denominadas escadas de peixes que forçam os salmões a saltarem rio acima.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO