Ativistas Pintam Tanque Do Exército Espanhol De Cor-De-Rosa

Dois ativistas subiram para cima de um dos tanques do Exército espanhol, em exposição na Expojove – Feira da Infância e da Juventude de Valência, em Espanha, e cobriram o veículo com tinta cor-de-rosa. Segundo a rádio Cadena SER, o objetivo foi protestar contra o regresso da presença das Forças Armadas no evento.

Na edição deste ano, o novo governo local, formado pelo PP e pelo Vox, voltou a permitir a presença de vários destacamentos do Exército espanhol na exposição, além da Polícia Nacional e da Guardia Civil. Tal já não acontecia há oito anos, quando o então governo estabeleceu que apenas a Unidade Militar de Emergência poderia estar representada no evento.

Além dos dois ativistas, que se fizeram apoiar por cartazes onde se lia: “a guerra não é um jogo”, o regresso do Exército foi também criticado pela oposição.

Pere Fuset, vereador pela coligação Compromís, defendeu que uma feira para crianças e jovens não era o local mais indicado para promover a atividade do Exército espanhol, sobretudo numa altura em que decorreram guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. No entanto, a autarca de Valência frisou que “aqueles que cuidam de nós devem ter visibilidade”.

Na rede social X (antigo Twitter), o porta-voz do Vox, Juanma Badenas, manifestou-se “indignado que os inimigos de Espanha tenham querido sabotar a inauguração da Expojove em Valência”.

“Dizem-se pacifistas mas agridem um carro de combate do Exército de todos os espanhóis”, acrescentou.

A Expojove – Feira da Infância e da Juventude de Valência começou hoje, 26 de dezembro, e decorre até ao próximo dia 4 de janeiro.

Já segue a Desconcertante no Instagram?