É com o regresso à Lua já planeado pela NASA que começam a circular as primeiras ideias para estabelecer uma base no satélite natural da Terra. Estas instalações precisarão, claro, de infraestruturas adequadas nas quais estão incluídas estradas para facilitar a locomoção dos astronautas.
A Agência Espacial Europeia é uma das organizações que se encontra a lidar com este problema e, de acordo com a atual proposta, a ideia é derreter a poeira do solo lunar para criar uma superfície mais lisa e suave para os veículos lunares – impedindo assim que a poeira ajude a deteriorar os equipamentos.
Com o método atual, que usa um raio laser, a equipa responsável por este projeto acredita que seriam necessários 115 dias para construir uma plataforma indicada para o foguetão pousar na Lua em segurança.
“A mitigação de poeira tem sido uma questão para a NASA desde a [missão] Apollo. Quando os astronautas entravam e saiam do módulo lunar, a poeira espalhava-se por todo o lado – entupia os mecanismos, interferia com os instrumentos, fazia com que os radiadores aquecessem em demasia e até rasgam os fatos espaciais”, pode ler-se no site da NASA.
Pode ver um pequeno vídeo ilustrativo da Agência Espacial Europeia onde é proposta uma solução para o problema.
"Where we're going we DO need roads!" 🌚
To keep abrasive, sticky, lunar dust at bay on the Moon, astronauts will need paved roads and landing pads.
But how can we build roads on the Moon?
🔗 https://t.co/OXsm2UckI9 pic.twitter.com/ieCgzJ3Y8a
— ESA (@esa) October 22, 2023
Já segue a Desconcertante no Instagram?