A artista Rajacenna van Dam tem um dom impressionante. A neerlandesa consegue usar os pés e as mãos para pintar, nomeadamente dez quadros simultaneamente, como tem vindo a fazer num museu dos Países Baixos. De acordo com a AFP, tudo começou como um desafio e, hoje, Rajacenna faz deste método a sua arte, planeando todos os movimentos com antecedência.
Rajacenna é originalmente canhota e só há cinco anos começou a pintar com ambas as mãos. “Era um pequeno desafio para ser mais rápida, e descobri que realmente sou ambidestra”, contou.
Foi quando um jornalista lhe perguntou, certo dia, se também conseguia pintar com os pés que tudo começou. “Por diversão”, a artista experimentou e foi percebendo como podia segurar os pincéis entre os dedos. A solução? Plasticina.
Foi depois de partilhar um vídeo desta façanha nas redes sociais que os pedidos começaram a chegar, uma vez que o mesmo se tornou viral. Atualmente, só a própria consegue distinguir as pinturas que são feitas com as mãos daquelas que são feitas com os pés, referindo que estas últimas “são um pouco menos precisas”.
Hoje em dia, Rajacenna van Dam aumentou a sua popularidades nas redes sociais e exibe também a sua arte hábil num museu de Vlaardingen, a sua terra natal. Os quadros são vendidos entre os seis mil e os 12 mil euros.
Já segue a Desconcertante no Instagram?