Várias anacondas, cobras pitons, jiboias e até um crocodilo foram encontrados escondidos numa cave, atrás de uma parede falsa, num edifício de apartamentos, na cidade de Sannicandro di Bari, na região de Apulia, no sul de Itália.
A descoberta foi feita por agentes da polícia militar italiana (Caribinieri) durante uma operação de controlo territorial destinada a combater a posse ilegal de fauna silvestre exótica. A Unidade CITES (responsável pelo combate ao tráfico de espécies protegidas) contou com o apoio de agentes da Unidade de Parco di Altamura.
A operação “revelou numerosos exemplares de répteis de grande porte, pertencentes a espécies consideradas potencialmente perigosas para a segurança pública e protegidas”, refere a autoridade em comunicado, que acrescenta que os animais “eram mantidos ilegalmente e em condições incompatíveis com suas necessidades”.
Foram encontrados e apreendidos os seguintes animais:
Um crocodilo caimão de lunetas (Caiman crocodilus), que media mais de 1,5 metros de comprimento e era mantido dentro de uma arca frigorífica usada como aquário improvisado;
Um lagarto varano da savana (Varanus salvator) com aproximadamente 1,5 metros de comprimento, com garras e uma mordida potencialmente perigosa;
Duas Anacondas Verdes (Eunectes murinus), com cerca de 5 metros de comprimento e 60 kg cada;
Uma Anaconda Amarela ((Eunectes notaeus) e uma Anaconda Boliviana (Eunectes beniensis);
Quatro espécimes de píton-birmanesa (Python bivittatus), cada uma com aproximadamente 3 metros de comprimento;
Quatro jiboias (Boa constrictor), cada uma com 2 a 3 metros de comprimento.
“A posse de animais exóticos e particularmente perigosos em contextos criminosos é um fenómeno que causa grande alarme social: em muitos casos, são usados como instrumento de intimidação ou como demonstração de poder”, pode ler-se na nota.
A investigação levou até um homem com múltiplos antecedentes criminais, atualmente não localizado, mas que foi denunciado às autoridades judiciárias. Todos os espécimes foram apreendidos e levados para instalações autorizadas e adequadas, garante ainda a autoridade.
Já segue a Desconcertante no Instagram?






