Onze Pessoas Resgatadas Com Vida Após Queda De Avião No Mar

Onze pessoas foram resgatadas com vida após um pequeno avião despenhar-se nas Bahamas, junto à costa da Florida, nos Estados Unidos. Apesar do susto, todos os tripulantes encontram-se bem

Em comunicado, divulgado na quarta-feira, a Guarda Costeira dos Estados Unidos revelou que foi responsável por coordenar o “resgate de 11 bahamenses adultos de uma aeronave que se despenhou a aproximadamente 130 quilómetros da costa de Melbourne, na Florida”.

O alerta foi dado através de um sinal de localização de emergência transmitido por um avião bimotor turbo-hélice, pelas 11h00 locais de terça-feira.

A operação de resgate envolveu uma equipa do helicóptero HH-60W Jolly Green da 920.ª Ala de Resgate Aéreo da Força Aérea dos EUA, que conseguiu içar as 11 vítimas que estavam a bordo de uma balsa salva-vidas.

Após o resgate, as pessoas foram “transportadas em condição estável para o Aeroporto Internacional de Melbourne Orlando, onde aguardavam por assistência médica de emergência”.

Ao que tudo indica, a “aeronave sofreu uma falha no motor”, mas as autoridades das Bahamas vão investigar a causa do acidente. O avião partiu de Marsh Harbor, nas Bahamas, com destino a Freeport, também nas Bahamas.

“O excelente apoio da Base Espacial de Patrick e a perfeita coordenação entre todas as agências envolvidas contribuíram diretamente para o sucesso do resgate dos 11 sobreviventes da aeronave que caiu”, disse o Suboficial Chefe Omar Colon, oficial de serviço do Distrito Sudeste da Guarda Costeira. “A sua rápida resposta, profissionalismo e compromisso inabalável em salvar vidas foram fundamentais para trazer todos de volta a casa em segurança.”

A ABC News revelou que os tripulantes estiveram cinco horas à deriva numa balsa salva-vidas, “sem meios para pedir ajuda e sem saber se alguém iria resgatá-los”.

“Só de olhar para eles, dava para perceber o sofrimento físico, mental e emocional”, disse o capitão da Força Aérea, Rory Whipple, especialista em resgate em combate e que saltou para a água e nadou até aos sobreviventes. “É preciso imaginar o trauma emocional que sofreram ali, sem saber se alguém os resgataria.”

Já a major da Reserva da Força Aérea, Elizabeth Piowaty, elogiou os esforços do piloto da aeronave, que conseguiu amarar e colocar os dez passageiros na balsa salva-vidas.

“Nunca vi ninguém sobreviver a uma aterragem forçada no oceano”, disse Piowaty. “Pelo que vi, o facto de todas estas pessoas terem sobrevivido é um verdadeiro milagre.”

Já segue a Desconcertante no Instagram?