A Força Aérea divulgou, este sábado, as imagens do resgate de duas pessoas que se encontravam “em situação de emergência numa escarpa de difícil acesso”, na Madeira.
De acordo com um comunicado emitido pela autoridade, esta foi a primeira missão de busca e salvamento da Força Aérea este ano. Para a situação mobilizado um helicóptero EH-101 Merlin, que se encontrava “destacado no Aeródromo de Manobra N.º 3, em Porto Santo”. Esta operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa, da Força Aérea, com o apoio do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea, após solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, da Marinha Portuguesa.
Note-se que já na manhã deste sábado a Autoridade Marítima Nacional tinha dado nota desta situação, sublinhando também a intervenção da Força Aérea. As duas pessoas resgatadas são um casal de polacos que ficou retido numa gruta durante a noite. O alerta foi dado ontem, mas chegada ao local verificou-se que “não estavam reunidas as condições mínimas de segurança para efetuar o resgate das vítimas por via marítima, ou via aérea”, e houve então a necessidade de adiar a missão.
Após concluída a retirada por via aérea, as vítimas foram transportadas para o Aeroporto da Madeira onde chegaram às 9h43. No local. os cidadãos encontravam-se estáveis, mas foram transportados para uma unidade hospitalar do Funchal
A Força Aérea resgatou, esta manhã, duas pessoas nas imediações do Miradouro da Boa Morte, na Madeira. A operação, dificultada pelos ventos fortes, foi realizada pela tripulação do helicóptero EH-101 Merlin destacada no Porto Santo.
Saiba mais em: https://t.co/XMfawU6GQL pic.twitter.com/snyOAsmVau
— Força Aérea Portuguesa (@fap_pt) January 4, 2025
Já segue a Desconcertante no Instagram?






