Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que uma embarcação da Guardia Civil espanhola terá abalroado uma pequena lancha para intercetar quatro migrantes ilegais, nas águas de Melilla, um enclave espanhol em Marrocos.
Após o incidente, que ocorreu no domingo, a associação Rodas Solidárias de Melilla exigiu uma investigação sobre o sucedido e exigiu que fosse revelado o número de migrantes que viajavam no barco, quantos deles foram resgatados, o seu estado de saúde, o seu paradeiro e “se foram devolvidos ilegalmente a Marrocos”, revelou a agência de notícias espanhola Efe.
A associação questionou ainda se, caso não tenham sido devolvidos ao país magrebino, os migrantes irão receber assistência jurídica.
“O Estado espanhol tem a obrigação de proporcionar as condições adequadas para realizar avaliações individuais e exaustivas de cada situação, a fim de assegurar as eventuais situações de vulnerabilidade de que são vítimas as pessoas e os potenciais requerentes de asilo”, afirma a associação, que quer deixar claro que ‘qualquer retorno” que seja “enquadrado na ilegalidade” é uma “violação dos direitos humanos”.
Ainda de acordo com a associação, os banhistas que testemunharam o incidente e o gravaram no telemóvel foram abordados pelos agentes da Guardia Civil “para os instar a apagar qualquer prova gráfica que pudessem ter dos acontecimentos”.
“Há ainda demasiadas perguntas que precisam de ser respondidas e, no meio delas, algumas certezas: a atuação repudiável do Estado em plena luz do dia e aos olhos do público, e a cumplicidade e irresponsabilidade dos meios de comunicação social ao seu serviço”, conclui o comunicado da Rodas Solidárias, citado pela Efe.
Na segunda-feira, a Guardia Civil e a Delegação do Governo em Melilla asseguraram que o incidente não provocou quaisquer ferimentos, apesar de as imagens mostrarem uma pessoa a cair à água. O Ministério do Interior espanhol também já veio afirmar que não irá abrir uma investigação ao caso, segundo a Europa Press.
De acordo com as autoridades espanholas, milhares de migrantes, incluindo centenas de jovens, tentaram nos últimos dias nadar da costa de Marrocos até à cidade autónoma de Ceuta para escapar aos controlos fronteiriços.
🔴La Guardia Civil impide la entrada ilegal a Melilla de inmigrantes ilegales en un barco de recreo y estos, se cruzan con la embarcación de la Guardia Civil y acaban arrollados.
Honor🫡 pic.twitter.com/qoKG1EO9VU
— Sr.Liberal (@SrLiberal) August 25, 2024
Já segue a Desconcertante no Instagram?






